Como Alugar na Itália?
- Carol nel Mondo
- 9 de fev.
- 5 min de leitura
Procurar um aluguel na Itália pode ser bem mais desafiador do que se imagina, principalmente se você não conhece as particularidades do mercado local. A burocracia pode ser um pesadelo, com uma infinidade de documentos e processos que exigem muita paciência. Os anúncios de imóveis, por exemplo, nem sempre têm todas as informações claras e, muitas vezes, você acaba se deparando com surpresas ao visitar o local - isso sem falar naqueles que estão desatualizados, com fotos antigas ou que são apenas chamariz da imobiliária.

Isso pode ser frustrnte, especialmente quando você já está contando com aquele imóvel para começar sua nova vida. O importante nessas horas é manter a moral alta. Além disso, é comum se deparar com uma grande concorrência, nem sempre será possível ganhar, e tudo bem. Nessas horas a gente lembra do preparo adequado que foi feito e segue a vida sabendo que existe um imóvel esperando pelo nosso perfil.
Outro obstáculo é a questão do preço, que varia bastante dependendo da região e do tipo de imóvel. Às vezes, o que você acha que pode pagar pode estar bem longe da realidade do mercado italiano, o que pode gerar um grande desconforto financeiro. Sem contar que, em algumas cidades, é difícil encontrar opções com preço acessível e que atendam às suas necessidades. A minha primeira opção de cidade para a mudança, por exemplo, era Bologna. A minha realidade financeira dizia Lucca, nos mudamos para Lucca.
A pressão de ter que fechar logo um contrato pode te levar a tomar decisões apressadas, sem analisar todos os detalhes do que está sendo oferecido. Isso é algo muito comum, mas que pode ser evitado com a estratégia certa. Porém, a boa notícia é que, neste livro, você vai aprender como lidar com essas dificuldades de forma prática e eficiente.
Vou te mostrar como gerenciar as frustrações, como entender e enfrentar a burocracia italiana, e como ajustar suas expectativas financeiras para que você possa fazer uma escolha mais assertiva. A ideia é que, ao longo dos próximos capítulos, você se sinta mais preparado para enfrentar as dificuldades do processo de aluguel na Itália, com mais confiança e menos ansiedade. Vamos juntos desvendar os passos necessários para garantir que sua experiência seja a mais tranquila possível!
Agora, vou compartilhar os três conselhos mais importantes que você precisa saber para conseguir um aluguel na Itália. Sei que o resto também é essencial, mas se eu tivesse que resumir a experiência a três pontos cruciais, seriam esses. Vamos lá!
1. Seja Objetivo
Primeiro conselho: seja objetivo. Pode até parecer simples, mas acredite, vai fazer toda a diferença. Os italianos não têm tempo para rodeios, especialmente na hora de fechar um contrato. Se você está em um Airbnb, por exemplo, esperando para começar sua vida aqui, você também precisa ser claro e direto. Deixe claro qual tipo de contrato você quer, quantas pessoas vão morar com você, quais são as suas condições e, principalmente, quais garantias financeiras você pode oferecer. Se você ficar tentando esconder a falta de uma busta paga (o famoso holerite italiano), por exemplo, vai perder um tempo precioso. Vai ir ver apartamentos que só alugariam para quem tem um contrato de trabalho estável aqui. Resultado? Tempo perdido.
Então, nada de dar a impressão de algo que não é real. Ninguém fecha contrato por já ter realizado a visita. E, especialmente, não dê a impressão de que está pedindo um favor ou precisando de ajuda. Lembre-se, você não está pedindo caridade. Está fechando um negócio, pense o quanto passar a impressão de desespero em um caso como esse é contraproducente. E, caso o proprietário diga “não”, saiba que isso não significa que a Itália inteira se fechou para você. Não leve para o lado pessoal. Cada imóvel tem um perfil de inquilino que ele busca, e isso nem sempre vai coincidir com o seu. Mas acredite, existem outras oportunidades e uma é a certa para você.
2. Prepare-se para o Não
Segundo conselho: prepare seu emocional. A realidade é que você vai ouvir nãos. Eu ouvi, todo mundo que hoje mora aqui ouviu. Mas isso não é um reflexo da Itália como um todo, nem significa que você não será bem-vindo aqui. O primeiro contato geralmente acontece durante a negociação de um imóvel, e se aquele apartamento não for o certo para você, tudo bem. Vai ter outros, e a chance de dar certo depende muito do seu preparo emocional. Lembre-se: um não, não é o fim do mundo.
Eu conheço pessoas que chegaram com muito mais dinheiro do que eu aqui, e não conseguiram se estabelecer. Da mesma forma que conheço pessoas com menos recursos financeiros que conseguiram com ainda mais facilidade. O segredo é que, para dar certo, não basta apenas ter dinheiro. O emocional precisa estar equilibrado. Se você estiver emocionalmente preparado para lidar com as adversidades, você vai passar por cima das dificuldades com mais leveza.
E uma dica pessoal: terapia. Se você está pensando em migrar, já comece um acompanhamento psicológico. Não é fácil perder toda a sua rede de apoio e se adaptar a uma nova cultura. Isso pode afetar seu emocional e, consequentemente, sua capacidade de lidar com situações estressantes como negociações de aluguel, fazer documentos, encontrar emprego e outras implicações de migrar. Autoconhecimento, nessas situações, é tudo.
3. Tenha um Preparo Financeiro
O terceiro conselho que dou é sobre o preparo financeiro. Quanto mais você tiver reservado para a sua mudança, mais seguro e tranquilo ficará durante esse processo - ao menos eu me senti assim. O valor exato vai depender de você, de como você se adapta e do estilo de vida que quer levar aqui. O importante é que você saiba o que tem e o que pode contar para se sustentar até encontrar algo fixo - isso tira um peso enorme das costas.
Eu, por exemplo, sabia o valor que precisava para viver de forma tranquila nos primeiros meses. Isso me deu segurança, me tranquilizou, e isso fez toda a diferença na hora de negociar. Se você não se sente seguro com a sua situação financeira, pode ser que o estresse atrapalhe suas decisões. E lembre-se: quem tem mais garantias financeiras, tende a sair na frente nas negociações. Isso não quer dizer que quem tem menos não vai conseguir, mas o processo pode ser mais longo.
Eu não sei qual é o valor ideal para você, mas a questão central é que, se você se sentir confortável com o montante que tem reservado, o processo vai ser bem mais tranquilo. O que importa é que você se sinta seguro para fazer a mudança.
Esses três conselhos são fundamentais, mas não são tudo. Nos próximos capítulos, vou abordar outros pontos importantes para o sucesso na sua busca por um imóvel na Itália, como os tipos de contratos e as exigências financeiras. Vamos seguir com as dicas que vão te ajudar a entender melhor esse processo e a montar sua própria estratégia para alugar na Itália com sucesso.
Comments